segunda-feira, 20 de junho de 2011

América Latina e Anglo Saxônica

Localização da América Latina e da América Anglo-Saxônica - Classificação cultural baseada nos idiomas falados no continente.


O desenvolvimento da pratica mercantil teria como consequência mudanças muito grandes no cenário econômico europeu. O avanço do comercio provocou o fortalecimento da burguesia em sua classe econômica.
Juntamente, os estados nacionais (países) que estavam em formação perceberam que o desenvolvimento das praticas mercantis só aumentava a sustentação financeira dos governos, em função da arrecadação de impostos. Desta forma, o desenvolvimento de ações monopolistas nos outros lugares do planeta se tornou ponto fundamental da atitude comercial. Em algumas vezes, os estados nacionais procuravam um jeito de controlar as notas comerciais que interligavam o oriente do ocidente (só para si). No século XVI, com a descoberta da America, a vasta exploração dos territórios também teria influência nesse contexto econômico.


O desenvolvimento da colonização provocou um fato histórico que demarcou a entrada definitiva dos europeus no continente americano. Assim, com a chegada dos colonizadores europeus, foram organizadas formas de usar e dominar os territórios, no Brasil, por exemplo, podemos ver que a coroa portuguesa reservou ao espaço colonial brasileiro a condição de colônia de exploração. Essa forma de colonização teve muitas consequências para o país, sendo a origem do subdesenvolvimento da região.
Em geral, as colônias de exploração tinham as suas terras ocupadas por representantes de interesse da metrópole no território colonizado. Nesse caso, as leis, obrigações, impostos e instituições que existiam nas colônias,  só existiam pelas ligações diretas com as demandas dos estados nacionais que as controlavam. Por causa disso, os moradores das colônias, tinham direito a pouco, ou até nenhuma autonomia para elaborar e impor direitos que se remetiam a  seus interesses próprios.
O subdesenvolvimento do Brasil e da America Latina foi consequência dessa forma de colonização. Toda a riqueza mineral e natural que esses países tinham, foram parar nas mãos de seus colonos. Todas as riquezas das colônias foram revestidas em lucro para as metrópoles. O Brasil, por exemplo, poderia ter mais poder econômico que os Estados Unidos, que foi colonizado de forma diferente (colônia de povoamento) até por que o Brasil por estar localizado em uma área tropical e por ter mais fontes minerais, poderia ter mais riqueza que os Estados Unidos.

Integrantes do grupo: Gabriel Guedes, Bruna D., Kevin e Gabriela. 

4 comentários:

  1. Poucas imagens, não há legenda nas imagens, dia de acesso e fonte.Os textos estão objetivos.

    Daniela Martins
    Lívia Saldanha
    Carlos Henrique
    Guilherme Paschoalin

    8º ano B

    ResponderExcluir
  2. As imagens e o conteúdo estão ótimos, mas não tem fontes. Giulia, Isabela Dib, Guilherme Borges e Pietro.

    ResponderExcluir
  3. o texto esta muito boa, mais achei que esta muito pequena poderia estar mais explicado, mais tem uma qualidade nos textos,a legenda nos mapas e nas imagens,e tem o uso de bibliografia diversificada

    Andre barros
    Mirelle rosa
    Pedro cardoso
    Raphael da costa
    Tathyana geraldes

    ResponderExcluir
  4. O trabalho está bom com imagens. As imagens estão sem legendas e não há fonte bibliográfica. Parabéns pelo trabalho.
    Maria Júlia Diniz - n 20
    8 ano A.

    ResponderExcluir