segunda-feira, 20 de junho de 2011

América do Sul

Neste post do Blog Geográfico do Emilie vamos falar sobre a América do sul. Sobre suas características do relevo, clima, hidrografia, economia, entre outros.


A América do Sul é constituída pelos tais países: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.


 
Localização da América do Sul.
Fonte: www.guiageo-americas.com/imagens/fisico-p.gif&imgrefurl=http://www.guiageo-americas.com/mapas/americasul-politico.htm&usg

A América do Sul está localizada em grande parte no hemisfério sul, na zona intertropical ocidental. O continente é banhado a leste pelo oceano Atlântico, a oeste pelo oceano Pacífico e ao norte pelo mar das Antilhas, conhecida como Mar do Caribe.
A América do Sul pode ser dividida em quatro zonas climáticas distintas: Tropical, Temperada, Seca e Fria, distribuidas conforme o relevo da região. As chuvas são abundantes na maior parte da América do Sul, com exceção das áreas desérticas do Perú e ao norte do Chile, Patagônia, Argentina e Nordeste Brasileiro.
São três as regiões montanhosas que determinam o contorno principal do continente:  A Cordilheira do Andes; os Planaltos Residuais Norte - Amazônicos (antigo Planalto das Guianias) e os Planaltos e Serras do Atlântico – Leste-Sudeste.
Entre essas regiões, há áreas de planícies, formadas pelas três principais bacias hidrográficas do Continente: Amazônica, que está localizada na Floresta Amazônica e abrange o Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia e Guiana e Bacia do rio da Prata, que está localizada no Paraná, Paraguai e Uruguai.
A hidrografia é formada pelas bacias do rio Amazonas, do Oriundo e do Paraná banham. O maior sistema é o formado pelo rio Amazonas e seus afluentes, entre eles alguns de grande extensão, como o Negro, o Juruá, o Purus e o Madeira. Também verificam-se os rios São Francisco, no Brasil, e o Magdalena, na Colômbia.
Não podemos esquecer do Pantanal , um bioma brasileiro muito importante  constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte com altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul. Os principais animais da região são: jacaré, pássaros, veados, onças, e alguns animais em extinção como a arara azul.

Pantanal


Fonte: www.pantanalbraziltourism.com/fotos/site/

Não é só no Brasil que temos diversidade animal e vegetal. Na Argentina e no Chile, temos a  Patagônia. Lá é frio e sofre com o aquecimento global. Lá está presente a Cordilheira dos Andes, tendo como principal animal a lhama.


Cordilheira dos Andes
Fonte: http://megaarquivo.files.wordpress.com/2011/02/andes.jpg&imgrefu
Não podemos falar da América do sul só de floresta e outras características naturais. Também destacamos a economia e o bloco econômico dessa regionalização (o MERCOSUL), aliança econômica formada pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A formação dos blocos econômicos proporcionou a livre circulação de bens, serviços e produtos entre os Estados membros, por meio da redução e da eliminação das taxas de exportação e importação.

Integrantes do grupo: Gabriela G., Felipe, Beatriz B. e Vitor.

5 comentários:

  1. O texto está muito bom, claro, com muitas imagens e também está bem informativo.

    André Moro
    Julia Munhoz
    Mateus Alves
    Sophia Torales

    ResponderExcluir
  2. O texto esta bom e as imagens também, mas não tem a fonte bibliográfica do texto.
    Giulia, Isabela Dib, Guilherme Borges e Pietro.

    ResponderExcluir
  3. As imagens estão de boa qualidade, só não há o dia de acesso e os textos estão objetivos.

    Daniela Martins
    Lívia Saldanha
    Carlos Henrique
    Guilherme Paschoalin

    8º ano B

    ResponderExcluir
  4. O trabalho está bom com muitas informações, imagens com legendas e fontes bibliográficas. Parabéns pelo trabalho.
    Maria Júlia Diniz - n 20
    8 ano A.

    ResponderExcluir